domingo, 3 de janeiro de 2016

Jogo Asteca Patolli



 



Patolli (o nome Nahuatl) ou Patole ( forma espanhola) é um dos mais antigos jogos nos Estados Unidos. Foi muito mais um jogo de plebeus e nobres iguais no império Asteca e foi relatado pelos conquistadores que Montezuma , muitas vezes gostava de assistir seus nobres jogar o jogo na corte.

Patolli (ou variantes do mesmo) foi jogado por uma grande variedade de pré-colombianos das culturas da Mesoamérica: a Teotihuacanos (os construtores de Teotihuacan, (ca 200 aC - 650 dC) jogou bem como os toltecas (ca. 750 - 1000), os habitantes de Chichen Itza (fundada por nobres Toltec refugiados, ca 1100 -. 1300), os astecas (que alegou Toltec descida, 1168-1521), e todas as pessoas que conquistaram (praticamente todos da Mesoamérica, incluindo o Zaptotecs e o Mixtecs). Os antigos maias também tiveram uma versão do Patolli.
Patolli é um jogo de corrida / guerra com um foco extremo em jogos de azar. Jogadores se reúnem e inspecionam os itens de um e outro tem disponível para jogar. Eles na Mesoamérica apostavam cobertores, Maguey (uma planta), pedras preciosas, adornos de ouro, comida ou qualquer outra coisa. Cada jogador deve ter o mesmo número de itens a apostar no início do jogo. O número ideal de itens à aposta é de seis, embora qualquer número seja aceitável, desde que cada jogador concorde. A razão para ter pelo menos seis pedaços de tesouro é porque há seis marcadores jade que vai atravessar o tabuleiro de jogo. Como cada marcador de sucesso completa o circuito em torno da placa, o adversário é obrigado a entregar a propriedade de um item do seu tesouro.
Fonte do texto: http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/patolli

A palavra " Patolli " significa feijão vermelho. Feijão vermelho foram esculpidos com números e usado como dados para o jogo. O que quer que o jogador tenha percorrido todo o caminho ao redor da borda primeiro ganha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário