O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra para criar imagens mantidas entre uma fonte de luz e uma tela translúcida ou tecido. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.
O teatro de sombras é popular em várias culturas; atualmente essa arte é praticada por grupos de mais de 20 países. O teatro das sombras é uma velha tradição e tem uma longa história no Sudeste da Ásia; especialmente na Indonésia, Malásia, Tailândia e Camboja. É também considerada uma arte antiga em outras partes da Ásia como na China, Índia e Nepal. É também conhecida no Ocidente, da Turquia, Grécia até a França.
Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. O teatro de sombras foi bem conhecido Também no Brasil * No ano de 121, o imperador Wu'Ti da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta ao "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. .
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma contina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação o imperador e sua corte se reuniram no jardim do palácio. O mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento teria surgido o teatro de sombras.
A Lenda do Teatro de Sombras
Imagens para Teatro de Sombras
Os desenhos foram organizados em folhas tamanho A4 para imprimir, recortar a silhueta das imagens e interpretar as histórias com a técnica do teatro de sombras.
Cenários para lâminas e slides de A Bela Adormecida:
João e o Pé de Feijão
História - http://ideiainteligente.blogspot.com.br/2009/08/historias-contos-e-poemas-infantis-joao.html
História - http://ideiainteligente.blogspot.com.br/2009/08/historias-contos-e-poemas-infantis-joao.html
A Tartaruga e o Leopardo
A tartaruga, distraída como sempre, estava voltando para a sua um pouco tarde, e tinha que apressar os passos porque a noite começava a cobrir a floresta com o seu manto escuro.
De repente, ela caiu numa armadilha, um buraco profundo coberto com folhas de palmeiras, cavado no meio da trilha pelos caçadores da aldeia para aprisionar os animais.
A tartaruga, graças ao seu grosso casco, não se machucou na queda, mas como escapulir dalí? Tinha que encontrar uma solução antes do amanhecer, senão ia virar sopa no caldeirão dos aldeões.
Ela ainda estava perdida em pensamentos quando um leopardo caiu também na mesma armadilha. A tartaruga deu um pulo e, fingindo ter sido incomodada em seu refúgio, berrou para o leopardo:
- O que é isso? O que você está fazendo aqui? Isso são maneiras de entrar na minha casa? Você não sabe pedir licença? - gritava ela para o espantado leopardo.
- Você não vê por onde anda - continuou a tartaruga - Será que você não sabe que não gosto de receber visitas a esta hora da noite? Saia já daqui, seu pintado mal-educado!
O leopardo, bufando de raiva com o atrevimento da tartaruga, agarrou-a e com toda a força jogou-a para fora do buraco.
A tartaruga, feliz da vida, foi embora para casa tranquilamente.
História - http://slideplayer.com.br/slide/41588/
Material para criar histórias; espetáculos de grupos brasileiros; muitas dicas de contação de histórias.
Vídeos elaborados com a técnica do teatro de sombras e a participação de alunos:
Teatro de sombras realizado com alunos do 8º ano da Escola Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha/RS), em homenagem ao dia das Mães.
Conto indígena "O Curumim e a Noite" realizado na Escola Angelo Chiele (Farroupilha/RS) - 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário