terça-feira, 24 de novembro de 2015

Planos



Os alunos deverão completar as imagens (em folha A4) através do desenho e pintura.
Após esse primeiro passo as imagens serão recortadas para a montagem em uma folha A5. A criatividade dos desenhos e montagem ficam por conta dos alunos: pode colocar os personagens dentro do carro, atrás de uma janela, recortar janelas e portas, etc.
O importante é que durante a montagem, nenhum elemento fique fora do espaço da folha A5.
O interessante desta atividade é demonstrar como os objetos em uma paisagem ou natureza morta ficam colocados uns sobre os outros, ou seja, nem todos aparecem por inteiro na imagem. Observe com os alunos essas situações em outras imagens de revistas, de obras de arte, fotografias ou até mesmo na paisagem da escola, através da janela da sala de aula. 
A atividade está publicada no livro: Caderno de casos: ensino de artes visuais. Organização de ROSSI, Maria Helena Wagner; CAPRA, Carmen Lúcia. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2004-2007. 2v.

O farol de Anita Malfatti

Anita Malfatti. O farol, 1915.
Óleo sobre tela (46,5 x 61). 
Col. Chateaubriand Bandeira de Mello, RJ.



Antes de iniciar o trabalho de montagem é importante mostrar aos alunos a obra da artista brasileira, para apreciação e discussão dos elementos presentes na imagem.
Realizar pesquisa sobre a obra e a artista também é uma boa dica de atividade.
Iniciar a atividade prática colorindo os desenhos (paisagem de fundo, o farol e as casas);
Recortar o farol e as casas e montar sobre a paisagem de fundo.
Ao realizar as cópias cuidar o tamanho proporcional do farol e as casas em relação a paisagem de fundo.
Sugestão: Finalizada a montagem pode-se colar sobre o trabalho papel crepom amassado (diferentes verdes), imitando a vegetação da paisagem da obra  de Anita Malfatti.






Quebra-cabeça Gustavo Rosa

Gustavo Rosa. Meninos brincando com pipas, 2004.
Óleo sobre tela. 100x130cm.

Fonte da imagem: http://www.leilaodearte.com/obras/gustavo-rosa-pipas-oleo-sobre-tela-125-thunb.jpg



segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O Cipe Mágico - Animação stop motion

O vídeo de animação com a técnica de stop motion "O Clipe Mágico" é baseado na ópera de Mozart "A Flauta Mágica". Os personagens são interpretados por lápis, canetas, tesoura, borrachas, clips, apontador e outros materiais de papelaria e escritório.

Sobre a ópera de Mozart
A Flauta Mágica (original em alemão Die Zauberflöte) é uma ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. Estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. 
Schikaneder era companheiro de loja maçônica de Mozart. À época, por influência da Revolução Francesa, a maçonaria adquiria simpatizantes ao mesmo tempo que era perseguida.
A ópera mostra a filosofia do Iluminismo. Algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem em vários momentos na ópera, por exemplo quando o valor de Tamino, protagonista da história, é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar as duras provas exigidas para entrar no templo. Em sua defesa, Sarastro responde: "mais que um príncipe, é uma pessoa".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Flauta_M%C3%A1gica